Inovação na cozinha

Resenha do livro “Ferran: the inside story of El Bulli and the man who reinvented food“ (Tradução livre: “Ferran: os bastidores do El Bulli e o homem que reinventou a comida“) , de Colman Andrews. O texto escrito está nesse link.

O autor é um respeitado crítico de gastronomia americano e conta a história de um dos restaurantes mais famosos do mundo: o catalão El Bulli, do famoso chef Ferran Adriá.

Adriá é mais que um gênio da cozinha; é um pesquisador inquieto, um curioso profissional, um inovador que usa a comida como matéria prima para despertar sensações e experiências inusitadas.

Hoje o restaurante não existe mais (era economicamente inviável, apesar de caríssimo, pelo próprio conceito — a sequência de 30 pratos era criada exclusivamente para cada cliente — e eram 50 por dia, com uma fila de espera de meses).

Mas o legado ficou; a fundação El Bulli desenvolve projetos de vários tipos ligados à inovação, sempre usando comida como matéria-prima. Acredito que seja a única do gênero no mundo (ou uma das poucas).

Vale demais conhecer a história, goste você ou não de cozinhar.

Infelizmente o livro não foi traduzido para o português, mas o original (em inglês) pode ser adquirido pelo link abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.