Resenha do livro Nexus: A brief history of information networks from the stone age to AI (Tradução livre: “Nexo — uma breve história das redes de informação da idade da pedra até a inteligência artificial”), de Yuval Noah Harari.
Muita gente gosta de comparar a revolução que a Inteligência Artificial generativa está fazendo agora com a primeira revolução industrial. Tudo mudou depois dela; da ocupação do ser humano no espaço físico do planeta (agora concentrado em cidades), até a maneira como a gente utiliza nossas horas (trabalhando em lugares fechados).
Mas Harari nos mostra que dessa vez, estamos em outra escala de revolução e ela não se compara com absolutamente nada do que já vivemos antes. E esse livro inteiro mostra por quê.
Hipnotizante, apavorante, fascinante e muito, muito interessante.
Você não pode perder (ninguém pode!).
Eu separei em 3 partes porque o livro é longo…
Na resenha eu citei dois livros anteriores dele, Sapiens e Homo Deus e um outro livro do Ray Kurzweil chamado How to Create a Mind (é só clicar sobre cada nome e ouvir). Também falei sobre o livro A ilusão do conhecimento e O pensamento Elástico.
Se você quer saber mais e estudar Nexus (sim, porque lê-lo é muito pouco), clique aqui para comprar o seu exemplar na Amazon do Brasil.